terça-feira, 8 de julho de 2014

Anos 80!!! O que rolava!!!

Fala galera! Hoje vou falar um pouco dos anos 80! Eu sou de 82, e curti o final dos anos 80!



Algumas fotos de guloseimas de 1980!


Guloseimas dos anos 80


Quem não se lembra delas? Eu me recordo de todas, principalmente os cigarrinhos e Nestlé Surpresa, que vinha imagens dos animais das florestas.


Vejamos, se fosse hoje em dia tudo isso da foto daquela época: 

- a Pan seria severamente punida por incentivo ao tabagismo e principalmente por racismo por colocar um garoto negrinho fumando estampado na inofensiva caixa de seu chocolate; 

- a Dipnlik teria que dar explicações sobre apologia às drogas em crianças por conta do pózinho que vinha com o pirulito;

- Chicletes Mini (Adams) também, pois a criança que sorri colorido é branca; 

- os chocolates Surpresa e Lollo seriam alvos dos Eco-chatos por explorar a imagem dos ?pobres animais?; 

- as balas Soft seria questionada pela ONGs raciais por que a única cor de bala que não tem no pacote é preta; 

- a Nestlê por exploração de imagem infantil representada pela Mônica; 

- a Dizioli seria multada/punida por induzir as crianças ao jogo de azar com suas balas Dadinho.
 Fonte:Por Nobre Homem © Copyleft http://www.midiaindependente.org:






Brinquedos


1. Playmobilnostalgia-brinquedos
Linha de brinquedos criada por Hans Beck (1929-2009) em 1974 e vendida mundialmente a partir 1975. São bonecos com partes móveis e uma série de objetos, veículos, animais e outras coisas com as quais esses bonecos irão se integrar compondo uma série de cenários, sempre dentro de uma temática específica.Veja uma animação stop-motion com os bonecos.

2.Genius
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Lançado em 1980 pela Estrela foi o primeiro jogo eletrônico vendido no Brasil , era a versão do Simon, do fabricante americano Hasbro.

3.Comandos em Ação
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A linha de bonecos G.I. Joe, da empresa americana Hasbro, deu origem ao termo action figure. Foi comercializada no Brasil pela companhia de brinquedos Estrela S/A com o nome Falcon (bonecos maiores, de 12 polegadas) e, posteriormente, Comandos em Ação (bonecos de 3 3/4 polegadas).
Os Comandos em Ação vinham com acessórios como armas, capacetes, rádio-transmissores e viseiras. De boa qualidade, eram embalados em cartelas coloridas, com uma ilustração do personagem em situação de batalha e ao fundo um invariável cenário de explosão, vermelho, amarelo e preto.
A série foi produzida entre 1984 a 1995, com um total de 124 bonecos e 98 veículos. Houve também séries animadas, quadrinhos e jogos (quebra-cabeças e alguns títulos para games, nas plataformas Atari 2600 e NES).

4.Boneco do Fofão
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Boneco do personagem fictício (ainda bem) Fofão do extinto programa (ainda bem) de televisão infantil brasileiro Balão Mágico. Interpretado por Orival Pessini, tornou-se bastante popular entre as crianças brasileiras nos anos 80. Além do boneco tinha também discos, roupas e outros produtos licenciados.

5.Pogobol (atual Go Go Ball) Quem nunca levou um GO GO Tombo!!! rsrsr
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atual:
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Este era ótimo, e ainda é comercializado. Funciona assim: você empresta para aquele tiu que te enchia o saco com o boneco do Fofão, ele põe um cada pé em um lado do disco, tenta pular e se arrebenta no chão. Agradecimentos ao Noxis.

6.Boneco do He-Man
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Originalmente, junto com cada boneco da linha Masters of Universe vinha um mini-gibi.Nesta versão boneco, He-man tinha uma arma auxiliar, um machado, e também um escudo. A continuidade da linha de bonecos foi aberta oficialmente numa outra mídia em DC Comics Presents #47, uma publicação da DC Comics onde Superman dividia a revista com um herói convidado.

7.Trombada
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Amassava quando batia em algo. Para desamassar, bastava-se fechar a tampa do porta-malas.

8.Galinha Maggi
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Essa era bem comum. Você estufava a galinha com bolinhas de plástico que simulavam os ovos (eca), e depois apertava a galinha para que ela botasse os ovinhos enquanto levantava as asas. Lindo!

9.Pirocóptero – o pirulito que voa
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Na verdade o que voava era o palito e a hélice, a brincadeira terminava geralmente quando após decolar o brinquedo era levado pelo vento e caía na casa da vizinha que tinha um cachorro bravo.

10.Super Massa
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Ainda é comercializada hoje. No início haviam o salão de cabeleireiro, a fazendinha, sorveteria e só a massa. Não fazia nada de ultra moderno, a massa passava por moldes e se transformava em alguma coisa, era só massa de modelar com muita propaganda, mas era legal.

Música

Entre diversos grupos musicais, apresentadoras infantis despontando para o sucesso, desenhos que surgiram e até hoje fazem sucesso, está a verdadeira criança que teve a oportunidade de aproveitar o seu tempo, brincar, correr, estudar e o mais importante "Ser Feliz".
A década de 80 foi marcada pelo grande aproveitamento de artistas lançados exclusivamente para o mercado infantil, hits musicais que caíram  no gosto dos pequeninos e até os dias de hoje ainda são sucesso, como "Ilariê", da apresentadora e eterna rainha dos baixinhos XUXA. 
A loira que ainda arrasta multidões por onde passa acabou se tornando a preferência da criançada do Brasil e de outros países também, sendo que seu nome sempre foi sinônimo de sucesso e associado a inúmeras marcas de brinquedos, roupas, além de seus vários discos, filmes e projetos.  Depois de alguns anos trabalhando na rede Manchete, XUXA inicia no ano de 1986 uma das parcerias (que dura até hoje) de maior sucesso da história com a TV GLOBO e começa a apresentar o famoso XOU DA XUXA, que ficou no ar por quase sete anos. Junto com a loira vieram grandes novidades, inclusive as assistentes de palco da apresentadora conhecidas como "PAQUITAS" que ganharam destaque na mídia e se tornaram também cantoras ao lançarem o primeiro disco no ano de 1989, sendo a primeira música de trabalho "FADA MADRINHA (É TÃO BOM)" um grande fenômeno. 
O grupo de meninas passou por várias formações até a sua extinção no final do ano de 2002. Várias artistas que hoje fazem sucesso na televisão começaram a carreira como PAQUITA, entre elas estão: Letícia Spiller (Pituxa Pastel), Andréia Faria (Xiquita Sorvetão), Bianca Rinaldi (Xiquita Bibi), Juliana Baroni (Catuxa Jujuba), Graziella Schmith (Grazie Modelão), Monique Alfradique (Nique), Tatiana Maranhão (Paquitita Loura), entre outras.

Entre o time de apresentadoras que marcaram também a década de 80 encontra-se: Angélica e Mara Maravilha. As duas que também continuam na mídia até hoje, porém com públicos diferentes (Angélica apresenta programas voltados para jovens e Mara é cantora gospel), fizeram a alegria de criançada e garantiram seu espaço no coração do público infantil.
A loirinha ANGÉLICA, natural de Santo André, iniciou sua carreira como apresentadora aos 13 anos idade também na Tv Manchete e a partir de então não parou mais. Apesar do grande número de críticas e comparações com XUXA,  a então adolescente seguiu seu caminho e continuou a trilhar seu sucesso, onde no ano de 1988 lançou a música que até hoje é lembrada no Brasil, "VOU DE TÁXI", cujo albúm que continha o hit vendeu mais de dois milhões de cópias. No ano de 1993, Angélica muda de emissora e vai para o SBT, onde passa a comandar três programas durantes as tardes, sendo eles: "Casa da Angélica", "Passa ou Repassa" e "TV Animal", já em 1996 a loira passa a integrar o time de artistas da TV GLOBO, onde permanece até hoje.
A baiana MARA começou ainda criança sua carreira, mas foi com 15 anos de idade que viu sua vida mudar após receber um convite do empresário e dono do SBT, Silvio Santos, para morar em São Paulo e ganhar um contrato com a emissora. Três anos depois, após trabalhar como repórter , apresentar alguns programas e ser uma das juradas do famoso show de calouros, MARA conseguiu o seu próprio programa voltado para o público infantil chamado "SHOW MARAVILHA", vendo então seu nome virar febre entre as crianças, além de entrar com tudo na disputa pelo primeiro lugar de audiência com a TV GLOBO. A baianinha seguiu por muitos anos sendo um grande ícone entre os pequeninos e desde 1995 segue com sucesso como cantora de música gospel.
O quarteto de "Trapalhões" (Didi, Dedé, Mussum e Zacarias) mais famoso do Brasil ficou conhecido no início dos anos 70, sendo que Didi e Dedé já trabalhavam juntos desde o ano de 1965. O ano de 1977 marcou a entrada dos grandes humoristas na TV GLOBO e o Brasil viu o humor dar uma guinada através dos quatro comediantes. Com um programa divertido que passou por diversos formatos "OS TRAPALHÕES" acabaram se tornando um dos maiores sinônimos do entretenimento e responsáveis por grandes bilheterias dos cinemas, onde alguns de seus filmes encontram-se entre as dez maiores bilheterias da história do cinema brasileiro. O final de década de 80 marcou o primeiro desfalque no grupo com a  morte do integrante "Zacarias" e posteriormente em 1994 o grupo perdeu "Mussum". Depois de um longo período de reformulações Didi e Dedé voltaram com o programa, porém por pouco tempo, sendo extinto o nome "OS TRAPALHÕES" no ano de 1997. Atualmente Didi e Dedé trabalham juntos no programa "As aventuras do Didi" na TV GLOBO. 
No quesito músicas infantis a criançada da década de 80 não tiveram do que reclamar. Muitos grupos formados por crianças foram lançados, entre eles o inesquecível "BALÃO MÁGICO", que era integrado por: Mike, Tob, Simony e Jairzinho. Lançado no ano de 1982 o grupo fez um enorme sucesso entre as crianças, ganhando no ano seguinte um programa de televisão na TV GLOBO. Ao todo o grupo lançou cinco discos e emplacaram vários sucessos, entre eles: Superfantástico, A galinha magricela, Ai meu nariz, Ursinho Pimpão,  entre outros. O programa seguiu até o ano de 1986, sendo substituído pelo XOU DA XUXA e o grupo se dissipou no início de 1987.
O grupo TREM DA ALEGRIA surgiu no ano de 1985 com apenas três integrantes (Patrícia, Luciano e Juninho Bill) e logo no primeiro disco já alcançaram um grande sucesso com a música "Uni, Duni, Tê". Em 1986 veio o apogeu do grupo com a entrada de uma nova integrante chamada Vanessa e também com o lançamento do segundo disco contendo um dos maiores sucessos do grupo, a música "He-Man", o álbum vendeu mais de um milhão de cópias. O "Trem" passou por algumas formações, sendo que no ano de 1987 a integrante Patrícia deixa o grupo para seguir carreira solo, sendo substituída apenas em 1988 por Amanda, voltando então a formar um quarteto. O início de 1989 marcou a saída de Luciano e Vanessa, consequentemente a entrada de Rubinho que ficou no grupo com Amanda e Juninho Bill até o final de 1992 quando o grupo chegou ao fim. Os maiores sucessos do grupo são: He-Man, Fera Nenêm, Uni Duni Tê, Pra Ver se Cola, Thundercats, Piuí Abacaxi, A Orquestra dos Bichos, Pula Corda, Lambada da Alegria, O lobisomen e Tartaruga Ninja. (Confira no final uma entrevista exclusiva com Luciano Nassyn do TREM DA ALEGRIA).
































Carros de 80

Pode ser que não tenha algum carro aqui... foi o que lembrei e encontrei!

Aqui falaremos um pouco sobre muitos carros, não entraremos em critérios técnicos, alguns que foram criados genuinamente na década de 80, e outros que são de décadas anteriores, porém que também ajudaram a escrever a história automobilística dos anos 80.

Fiat 147 – O patinho feio dos carros da década, foi de certa forma um carro que dividiu opiniões,  rejeitado por alguns ser considerado um carro de baixo rendimento (fraco), além de ser um carro pequeno e querido por outros que alegam que nuca tiveram problemas com este ‘carrão’ pequeno, teve origem no modelo Fiat 127 de 1971. 

Panorama – O modelo Panorama era a perua do fiat 147, a idéia da Fiat, foi mostrar que o pequeno notável também podia adaptar-se e oferecer conforto para a família em suas viagens, proporcionando bom espaço no porta malas .


Fiorino – Esta versão era a Pick-up do Fiat 147, provando que o pequeno também podia transportar carga, outros modelo de destaque da Fiat no início da década de 80 foi o modelo Oggi que não teve muito destaque.


Fiat Uno – O Uno tem uma história mais glamourosa, teve seu nascimento mundial numa apresentação no Cabo Canaveral precisamente em 20 de janeiro de 1983, a idéia da Fiat foi promover um carro internacional que pudesse substituir todos os seus modelos anteriores (Fiat 127, 143, etc.) 

Fusca – Modelo sedan da Volkswagen tornou-se extremamente popular no Brasil e porque não dizer no mundo, imortalizado até no cinema, este carrinho bom de briga teve sua origem nos anos 30 desenvolvido por um engenheiro em sua própria garagem, este carrinho atravessou as décadas de forma sólida e nos anos 80, 5 entre 10 famílias tinham um fusca em sua garagem por ser tão confiável quanto um cão fiel. 


 Brasília – A Brasília foi talvez o concorrente mais forte do líder Fusca também nos anos 80, apesar de serem da mesma marca dividiam a opinião e o gosto de muitos que apreciavam esses carros ‘baratos porém robustos’, a diferença a favor da Brasília era o espaço interno, critério no qual o fusca perdia feio.


Monza – O monza foi um dos carros quase perfeitos lançado nos anos 80, perfeito para trabalhar, perfeito para passear com a família, perfeito para diretores e executivos de empresas, não é a toa que roda até hoje, em 1988 já tinha vendido 430 mil unidades, prova mais que concreta do seu alto desempenho, o Monza teve como inspiração inicial o modelo do Chevette, porém a proposta era de apresentar um carro maior e melhorado, proposta essa que foi alcançada com sucesso.

 Kadett   - O Kadett é um carro com uma longa história, apesar de ter sido lançado no Brasil somente em 1989 numa versão bastante moderna e arrojad apara a época, este guerreiro teve sua origem em 1936, através de um modelo de meio porte que ganhou um nome de uso militar – Kadett  11234 – era um pequeno carro de duas portas de fabricação alemã; o Kadett atravessou décadas até desembarcar em terras tupiniquins, ganhou destaque em nosso mercado pelo design arrojado e motor potente, no Brasil o kadett assumiu um aspecto de carro genuinamente lançado nos 80.

 Opala Diplomata e Comodoro – Estes dois modelos de um mesmo carro podem ser considerados como pesos pesados entre os carros genuinamente nacionais – o modelo Comodoro é mais antigo, lançado ainda na década de 70 para substitiuir o Opala Gran  Luxo, porém o modelo Diplomata veio ao mercado em 1980 – o Opala foi um carro de destaque em corridas de Stock Car na década de 80, tal era a potência de seu motor, isso porque o modelo com motor de 4.1 litros, só chegou ao mercado em 1990, porém já fazia frente a carros com esse motor nas provas onde participava incluindo provas de Mil milhas.


Chevette – O  Chevette é mais um modelo que atravessou com sucesso os anos 80, porém foi lançado nos anos 70. O lançamento do primeiro modelo Sedã foi em 1973, e somente em 1980 foi lançada a versão Hatch. Nos anos de 1977 a 1981 e 1987 houve uma versão para exportação que teve pouquíssimas unidades vendidas no mercado nacional.


Variant  - Por mais incrível que possa parecer a Variant foi um modelo apresentado em 1961, inspirado nada mais nada menos que...no fusca! É isso mesmo, acredite se quiser, a fabrica alemã VW decidiu não acomodar-se com as conquistas derivadas do fusca e bombardeou o mercado com mais alguns modelos... 




Maverick – Poderíamos escrever dezenas de linhas para homenagear este veículo único; mas como muitos já o conhecem talvez não seja necessário. O Ford Maverick foi lançado numa tentativa heróica de conter as vendas avassaladoras do fusca, e foi considerado no início como um veículo ‘anti-fusca’, além da dura tarefa, tinha que fazer frente também aos modelos europeus e japoneses que invadiam o mercado americano. Foi lançado nos EUA em 1969, com aparência inspirada no Ford Mustang, sua proposta inicial era de apresentar um carro competitivo com manutenção barata, além de apresentar características de praticidade, economia e modernidade.


Landau - Outro ‘carrão’ da Ford, lançado em 1976, era praticamente uma renovação do Galaxie 500 de 1967. O que chamava a atenção no Landau, assim como nos outros carrões da Ford, era o extremo conforto interno, tanto para os motoristas quanto para os passageiros, porém não apresentava características de economia. E como para quem gosta não há limites, há quem mantenha um carro des
ses até hoje.


 

Galaxie – O ‘supercarro’ brasileiro, assim foi conhecido o Ford Galaxie, por tratar-se de um carro grande, confortável e luxuoso; há especialistas que afirmem que este foi o carro mais sofisticado e confortável lançado por aqui, critérios especializados à parte, o Galaxie é mesmo um carro que chama a atenção. Foi também lançado nos EUA no início dos anos 60.

Dodge Polara – Ou Dodge 1800 Polara (com direito a nome e sobrenome), era oprimo menor dos portentosos Dodges Dart e Charger (que veremos futuramente por aqui), lançado como um modelo médio da família da fabricante Chrysler. O Dodginho como era também conhecido, apresentava mais força interior do que externa. Apresentou alguns problemas mecânicos no início de sua fabricação, mas que logo foram sanados pela Chrysler (meu tio teve um desses e nunca reclamou, inclusive cheguei a passear muito nesse carro).

Passat – O VW Passat apresenta uma característica bem poética, seu nome é o mesmo de um ‘vento’ que sopra na Europa, em direção leste-oeste, o que passaria a suposta idéia de leveza e velocidade. Esta máquina chegou ao Brasil em 1974, em duas versões básicas – L (Luxo) e LS (Super Luxo), outros modelos que ficaram bem conhecidos na década de 80 foram o Passat GTS e o Passat Pointer. O modelo pointer era o mais luxuoso e desejado.


Parati – O modelo Parati foi baseado no modelo Gol BX, e como o Gol agradou em cheio ao gosto do brasileiro, que podia contar com uma versão SW do tão afamado Gol, chegou ao mercado inicialmente com um motor 1.0, que após desconfianças técnicas provou que podia ser capaz de encarar o desafio e continuar rodando, prova mais que absoluta é a presença deste campeão nas ruas até os dias atuais.

Gol – O Gol é absolutamente um carro genuíno dos anos, e talvez o maior fenômeno de vendas e preferência, chegou ao Brasil em 1980 em versões básicas, seu nome foi inspirado  em uma paixão nacional – o futebol – na época seu desenho era atual e agradável, mas não foi um estouro de vendas imediato devido a pequenas falhas técnicas, porém isso logo foi sanado e em 1981 o carro já apresentava versões mais aperfeiçoadas S e LS. Logo em 1984 é lançado no mercado o Gol GT com motor de 1.8 litros a álcool, em 1988 porém viria o modelo mais revolucionário do Gol em terras nacionais, o modelo Gol GTI com motor 2.0, foi o primeiro carro com injeção eletrônica lançado em nosso pais, este novo modelo esbanjava desempenho pois a resposta na aceleração era surpreendente, o modelo Gol GTi reinou até meados dos anos 90.

Voyage - Concluirei a nossa matéria falando de um carro fabricado legitimamente nos anos 80, mas como a nossa proposta foi abordar veículos que marcaram os anos 80, independente da década de fabricação, tínhamos de dar uma atenção especial aos modelos supra-citados. O Voyage foi lançado no Brasil no final do ano de 1981, foi um veículo com grande influência de outros modelos da mesma marca da década de 70, podemos considerá-lo como sendo um modelo sedã do popularíssimo Gol. O Voyage teve sua produção contínua até a metade dos anos 90, quando foi substituído pelo modelo Polo Classic, que não teve o mesmo sucesso, também pudera, tarefa difícil essa. O Voyage não deixou saudades não, digo isso porque ainda podemos vê-lo circulando por ai, e tamanha foi o sucesso deste maravilhoso carro, que a VW decidiu relançar um modelo totalmente reformulado, fazendo a alegria dos antigos apreciadores e dos novos apreciadores do querido Voyage. O Voyage voltou a ser fabricado em 2009.



Por hoje é só... deixa um pouco pra outro dia, pois doe não poder voltar a este tempo....................

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